A Enel Brasil considera a transparência e a integridade como pilares essenciais do seu negócio. Para garantir esses valores, a empresa estabeleceu normas e um código de conduta aplicáveis a todos os colaboradores e à cadeia de fornecedores. Estas diretrizes expressam os compromissos éticos e responsabilidades que orientam as atividades do negócio e das operações conduzidas pelos colaboradores.

 

Os valores da Enel são fundamentados na integridade e refletem-se no Código de Ética, na Política de Direitos Humanos (alinhada com a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas), no Plano de Tolerância Zero à Corrupção (Plano TZC), no Programa Global de Conformidade da Enel, no Modelo de Prevenção de Riscos Penais e nas regulamentações locais, incluindo a Lei Anticorrupção no Brasil (Lei no 12.846/2013).

 

Estrutura do programa

 

O Programa Global de Compliance da Enel reafirma o compromisso da empresa com os mais elevados padrões éticos, legais e profissionais. Este programa estabelece normas gerais de conduta, em conformidade com as políticas e procedimentos internos, visando aprimorar e preservar a reputação do Grupo. A Enel Brasil também segue a Lei Anticorrupção brasileira n° 12.846/2013.

 

O Modelo de Prevenção de Riscos Penais (MPRP), parte integrante do Programa de Integridade, consiste em uma estrutura de controles interligados que visa prevenir a prática de delitos nas operações da empresa. Além disso, o MPRP busca mitigar os riscos associados à responsabilidade penal da pessoa jurídica e de pessoas físicas que representam a companhia. Este modelo contribui para o fortalecimento da estrutura e valores de governança, seguindo as melhores práticas locais e internacionais.

 

O programa define os comportamentos e princípios gerais de atuação esperados dos colaboradores do Grupo Enel no Brasil, enfatizando os valores fundamentais da empresa e prevenindo a materialização dos riscos. Aplica-se a todos os colaboradores em suas diversas funções e também aos filiados, associados, fornecedores e parceiros, exigindo que adotem comportamento coerente com os princípios éticos estabelecidos.

 

Compliance

 

Na Enel, a área de Compliance, juntamente com a Auditoria Interna, opera de forma independente, imparcial e autônoma. Além de garantir a conformidade com as normas, a Auditoria Interna atua estrategicamente, alinhada às metas das diferentes áreas, e avalia o cumprimento de normas e procedimentos, incluindo a detecção de fraudes e corrupção. Conta com um programa anual de auditoria e coordenação autônoma em relação à Diretoria.

 

Para gerir as diretrizes do Programa de Integridade, o Conselho de Administração designa um Responsável pela Prevenção de Delitos, que conta com o suporte da equipe de Auditoria Interna e das demais áreas da organização em suas atividades.

 

Conheça também nossa Diretoria Executiva

 

 

Ferramentas de Controle

 

Para garantir o controle das atividades identificadas como antiéticas, a Enel Brasil emprega diversas ferramentas de avaliação e encaminhamento adequado dessas questões.

 

Canal Ético:

 

O Canal Ético permite que qualquer pessoa denuncie práticas e comportamentos que violem os princípios do Código de Ética. Essas denúncias são recebidas por uma empresa externa, assegurando imparcialidade no acolhimento. O sigilo, confidencialidade, anonimato e a não retaliação aos denunciantes são garantidos.

 

A gestão, apuração e tratamento das comunicações

 

recebidas pelo Canal Ético são de responsabilidade da área de Auditoria Interna. Todas as alegações são investigadas e, se houver identificação de descumprimento de requisitos ou políticas da empresa, medidas apropriadas são tomadas.

 

Modelo de Prevenção de Riscos Penais:

 

Uma das principais formas de monitoramento do Programa de Integridade é a revisão das atividades de controle estabelecidas no Modelo de Prevenção de Riscos Penais. Essas atividades são selecionadas com base em critérios diversos, como controles críticos, novos controles e controles que não foram testados recentemente, além dos que receberam recomendações de melhoria em revisões anteriores.

 

Auditorias Contínuas:

 

As auditorias contínuas são essenciais para manter a eficácia do Programa de Integridade. A verificação periódica dos processos considerados mais sensíveis pelo grupo pode levar a melhorias contínuas no programa e à identificação de novos riscos ou necessidade de ajustes em atividades de controle específicas.

 

Capacitação:

 

Para promover uma cultura de transparência e integridade entre todos os colaboradores e parceiros do grupo, são definidos anualmente planos de comunicação e treinamentos. Esses planos são baseados em fatores como temas recorrentes em denúncias recebidas, emissão e revisão de políticas internas e outros temas relevantes para o programa de integridade. As atividades incluem campanhas de comunicação, semanas de conscientização, programas de aprendizagem, palestras e workshops, tanto presenciais quanto virtuais.

 

Due Diligence:

 

Para mitigar completamente os riscos relacionados à corrupção nos relacionamentos com terceiros, são realizadas análises prévias aos acordos comerciais. O Programa de Integridade e o Sistema Normativo da Enel contam com normas que formam um robusto sistema de controle para verificar a integridade de fornecedores, clientes e parceiros em sociedades, além de outras contrapartes.

 

Documentação Ética:

 

A Enel mantém um sistema normativo abrangente, que inclui além do código de conduta, diversas políticas e procedimentos alinhados com as melhores práticas empresariais, o Programa Global de Compliance do grupo e a legislação local.

 

 

Clique aqui para acessar o Canal Ético

Clique aqui para conhecer nossos Planos de Ação Emergencial de barragens

Downloads
*Documents available only in portuguese
Modelo de Prevenção de Riscos Penais
.PDF (2MB)

Código de Ética
.PDF (0,39MB)

Plano de Tolerância Zero com a Corrupção
.PDF (0,12MB)

Protocolo de Atuação no relacionamento com funcionários públicos e autoridades públicas
.PDF (0,44MB)

Política de Presentes e Hospitalidades Política ENEL Brasil nº413
.PDF (0,47MB)

Programa Global de Compliance
.PDF (0,16MB)

Política Antisuborno da Enel Brasil
.PDF (0,12MB)

Política de Conflito de Interesses
.PDF (0,27MB)