Estratégia de Sustentabilidade

 

Nossa estratégia de sustentabilidade considera as principais tendências do setor elétrico e perspectivas globais como a Agenda 2030 da ONU, para contribuir com um dos grandes desafios da atualidade, a transição energética justa e acessível, alicerçada nas fontes renováveis de geração. 

 

Uma estratégia sustentável e um modelo de negócio integrado nos permitem contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Estamos comprometidos, em especial, com 4 dos 17 objetivos que orientam a nossa criação de valor: ODS 7 Energia limpa e acessível; ODS 9 Indústria, inovação e infraestrutura, ODS 11 Cidades e comunidades sustentáveis e ODS 13 Ação contra a mudança global do clima.

 

 

 

Plano de Sustentabilidade

Para garantir a implementação da sua estratégia de sustentabilidade, a Enel define o Plano de Sustentabilidade, com metas e ações, de curto, médio e longo prazos que permitem acompanhar o desempenho ESG (Enviroment, Social and Governance) da organização, tendo como base o respeito à natureza e aos Direitos Humanos.

Anualmente, esses objetivos são atualizados num processo de alinhamento contínuo com as linhas estratégicas, desempenho alcançado e os diversos compromissos que assumimos, especialmente em relação aos ODS, além de considerar as necessidades de nossos stakeholders priorizadas a partir de um processo de identificação e priorização de temas materiais. Somado a isso, práticas e projetos de inovação, digitalização, economia circular e finanças sustentáveis agem de forma transversal e aceleram o crescimento do Grupo.

O desempenho ESG e a estratégia de sustentabilidade do Grupo são monitorados com apoio de uma estrutura de governança que segue padrões internacionais. O Conselho de Administração acompanha trimestralmente o avanço do Plano de Sustentabilidade e, com apoio de um Comitê de Sustentabilidade formado por membros do Conselho, analisa e faz recomendações sobre os indicadores ESG do Grupo que incluem, entre outros compromissos, metas relacionadas à qualidade dos serviços, à adaptação às mudanças climáticas, à gestão e redução de impactos ambientais e o desenvolvimento de soluções de economia circular, metas relacionadas à saúde, segurança e diversidade da força de trabalho, incluindo empresas contratadas,  além da redução de impactos e criação de valor para as comunidades.

Os pilares da nossa estratégia de sustentabilidade estão definidos da seguinte forma:

 

  • Ambição de zero emissões

No centro da estratégia sustentável da Enel está a ambição de alcançar zero emissões em 2040, em linha com o objetivo de conter a média de aquecimento global abaixo de 1,5 ºC. Foram definidas metas específicas, validadas pela Science Based Target Initiative (SBTi), que dizem respeito tanto às emissões diretas geradas, principalmente por nossas plantas de geração de energia, quanto às indiretas produzidas a montante e a jusante por nossos fornecedores e clientes. No Brasil, nossas empresas alcançaram 100% de geração de energia a partir de fontes renováveis, de acordo com este compromisso do Grupo Enel.

 

  • Eletrificação limpa

A partir da estratégia de crescente desenvolvimento das energias renováveis, queremos que cada vez mais pessoas e empresas possam ter acesso a energia limpa e deixem de usar energias geradas a partir de fontes não renováveis. Para isso, nossa estratégia de extensão, digitalização e maior resiliência das redes, busca aumentar a adesão de novos clientes e oferecer novas soluções de gestão e consumo de energia. Apoiamos nossos clientes  no caminho da eletrificação limpa e da transformação dos hábitos energéticos na vida cotidiana.

Fazemos isso por meio da melhoria de eficiência de consumo, como resposta à demanda, e continuamos também a apoiar cada vez mais a disseminação da mobilidade elétrica, implantando pontos de carregamento de veículos elétricos.

Essa estratégia inclui o reforço do compromisso com a redução dos índices de frequência média (SAIFI) e duração das interrupções (SAIDI) do fornecimento de eletricidade, a migração de clientes para o mercado livre de energia, além de estender cada vez mais o acesso à eletricidade, nas áreas rurais e suburbanas onde operamos.

 

  • Pessoas

O valor das relações que estabelecemos com os nossos stakeholders está no centro do nosso compromisso. Dessa forma é possível alcançar uma transição justa, prestando especial atenção aos que estão mais expostos à transição para uma economia descarbonizada. Estamos empenhados em construir diariamente um ambiente de trabalho inclusivo e capaz de potenciar a diversidade e a singularidade, promovendo o desenvolvimento individual, também através de uma oferta formativa cada vez maior e diversificada.

Na seleção de gestão de nossos fornecedores buscamos que garantam os padrões de qualidade necessários, mas além disso, que se comprometam a adotar as melhores práticas em matéria de Direitos Humanos e impacto da sua atividade no meio ambiente. Esse compromisso se traduz em ações concretas nas várias fases do processo de contratação: na qualificação, na avaliação dos fornecedores quanto a aspectos sociais e ambientais, bem como no pedido de certificações na fase de licitação.

O relacionamento responsável com as comunidades em que atuamos e a promoção do desenvolvimento econômico e social são pilares de nossa estratégia. Nesse sentido, os projetos de sustentabilidade na comunidade onde estamos presentes vão desde a expansão de infraestruturas aos programas de ensino e formação profissional, passando pela promoção do acesso à energia, educação sobre o consumo consciente e seguro de energia, até ao combate à pobreza e promoção da inclusão social das camadas mais vulneráveis da população.

 

  • Natureza

A proteção do capital natural e da biodiversidade, o combate às alterações climáticas e a contribuição para o desenvolvimento econômico sustentável são fatores estratégicos no planejamento, operação e desenvolvimento das nossas atividades. Estamos em busca da preservação da natureza e da biodiversidade através da redução e mitigação dos potenciais efeitos negativos no planeta que possam advir das diversas atividades do Grupo, para proteção das gerações atuais e futuras. A estratégia ambiental é também reforçada graças a uma abordagem circular, que potencializa a redução do consumo de recursos não renováveis e a maximização do valor dos recursos utilizados, integrando a sustentabilidade desde a fase de concepção.

 

  • Aceleradores de crescimento

Inovação, economia circular, digitalização e finanças sustentáveis representam os aceleradores do crescimento da estratégia de sustentabilidade da Enel, que abrange e aprimora transversalmente todos os temas estratégicos. A adoção de um modelo circular e sustentável como parte integrante do processo de transição energética permite reduzir a dependência das matérias-primas, garantindo não só a competitividade do modelo de negócio, mas também plena sustentabilidade social e ambiental ao longo de toda a cadeia. Da mesma forma, a digitalização e a cibersegurança são essenciais para a transição energética, através da qual o Grupo se compromete a disseminar as soluções mais avançadas e a reforçar as suas ações de verificação, de forma a prevenir eventuais ataques cibernéticos. A importância das finanças sustentáveis é crescente para acelerar o alcance dos objetivos da Agenda 2030, por meio de investimentos que unem a estratégia financeira aos objetivos de sustentabilidade da Companhia e dão a base para o crescimento do Grupo.

 

  • Direitos Humanos

O compromisso de respeito aos Direitos Humanos de traduz numa abordagem integrada e transversal, que considera as necessidades dos nossos stakeholders ao longo de toda a cadeia de valor. Dessa forma, promovemos o conhecimento e o crescimento de um diálogo construtivo que realmente pode ajudar a enfrentar com eficácia os desafios em termos de impactos sociais de uma economia descarbonizada. A proteção da saúde e segurança de nossos colaboradores próprios e parceiros é uma responsabilidade partilhada por todos os níveis, através da integração da segurança aos processos, nas relações com os contratados, na gestão de acidentes e sua análise e no contínuo controle de qualidade.

Para garantir aos nossos stakeholders a aplicação de um conjunto de princípios de transparência, correção e integridade na sustentação do nosso modelo de negócio, podemos contar com uma sólida estrutura de governança, pela realização contínua de processos de Due Diligence em Direitos Humanos, em todos os processos da empresa e das atividades que desenvolvemos.

 

  • Desempenho

Para conhecer as principais metas e desempenho de Sustentabilidade da Enel, acesse a sessão do nosso Relatório Sustentabilidade e consulte  os arquivos atualizados anualmente.